segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

A "Era" da Internet...

Pergunto-me: "Como será conhecida a nossa Era pelos nossos descendentes?"
Quando nos referimos ao passado, a diferentes períodos da História da Civilização (ou mesmo antes de qualquer Civilização) todos os períodos têm uma designação (ex: Idade Média).
Num rápido exercício podemos especular alguns nomes para a nossa "Era". Não será Moderna nem Contemporânea, pois estas já serão passado. Não será a "Era" espacial, a menos que os próximos anos/décadas/ou mesmo séculos nos tragam desenvolvimentos significativos. Poderia ser a "Era" da Revolução Electrónica. Sim, esta última podia. Efectivamente, tem sido este o período DOS desenvolvimentos da Electrónica. Rádios, Televisões, Telemóveis, Computadores... Ou ainda a "Era" da Internet. Baseada numa proliferação de massas dos equipamentos de electrónica, a Internet tornou-se, simultaneamente, um fenómeno à escala Mundial e Global. Alterou o curso da História, alterou hábitos de anos. Contribuiu para o progresso ideológico. Esteve na base de fortes alterações dos métodos de trabalho (aqui o mail assume um papel fundamental), ou mesmo nas formas de convívio social (chats, redes sociais... vem ocupar parte do tempo que dedicávamos a estar presencialmente com outros).
Estamos, ainda, longe de conhecer o real efeito da Internet na sociedade. Estamos deslumbrados com as portas que foram, e continuam a ser, abertas. As possibilidades são imensas, e continuam a alargar. A sociedade movimenta-se de fora para dentro. De fora (de jardins, parques, cafés, ruas...) para dentro (casas cada vez mais bem apetrechadas de electrónica capazes de nos manter "ligados" ao mundo, ainda que virtual).
Mas, apesar de todos os contras, os prós são muitos. Continuamos a edificar esta sociedade que nos abre portas, fecha-nos uma: a porta da rua :)

Cumps,

Deny