quarta-feira, 10 de junho de 2009

As Europeias, parte 2.... pós-resultados...

Não queria dizer o que já foi dito... Mas ainda assim acho merecedor de alguma reflexão...

As sondagens... são, sem dúvida, um instrumento útil para os partidos (quando bem feitas), mas também úteis para os eleitores, no sentido de darem a noção de alguma tendência na Política.
Já há algum tempo a esta parte se vem verificando que as previsões andam muito ao lado da realidade, penalizando constantemente os mesmos (o que chega mesmo a provocar desalento)... Mas nisto, encontramos alguns "beneficiados", que nem nas primeiras projecções a situação se altera.

Na primeira projecção pós eleições feita pela Eurosondagem o Bloco iria ter entre 11,muito a 13,qualquer coisa, sendo praticamente certo que elegeria 3 eurodeputados (a CDU provavelmente elegeria também 3 eurodeputados.

O interessante é que não se viu o Bloco se quer a tocar nos 11 por cento, e os comentadores que utilizaram tal projecção só referiam que apesar das sondagens terem sido "ao lado", a projecção tinha sido acertada... Acertada??? bom... tenho certamente um conceito diferente para a palavra "acertada".

Depois, a 1ª sondagem para as legislativas.... a Direita, com apenas 2 partidos, obteve um resultado muito satisfatório, mas na sondagem para as legislativas, o PS quase que tinha maioria... Perante o fracasso das sondagens para as Europeias, a cadeia de televisão devia ter mandado logo a sondagem para o lixo... e cancelado os acordos que tinham e têm com a empresa que falhou tão redondamente (confesso que não sei nada quanto às outras sondagens).

Ou o método anda viciado, ou viciaram-no....

Parabéns aos vencedores, foi uma 1ª volta electiva que pode alterar o rumo da política nacional ainda este ano....

Sem comentários: